28 maio 2015

O que é fanfic?



Quem já ouviu falar sobre fanfics? Segundo o Wikipédia, fanfic é a "abreviação do termo em inglês fan fiction, ou seja, 'ficção criada por fãs', mas que também pode ser chamada do Fic. Trata-se de contos ou romances escritos por terceiros, não fazendo parte do enredo oficial dos animes, séries, mangás, livros, filmes ou história em quadrinhos a que faz referência, ou uma história inventada por eles. Os autores dessas Fics são chamados de Ficwriters".

 Fala sério, sempre temos vontade de mudar alguma coisa naquele livro que adoramos, mas que no final o mocinho e a mocinha não ficam juntos. Ou colocar mais detalhes com o que aconteceram com os personagens do livro. Ou ainda matar aquele vilão chatinho que sempre acaba com tudo! E a gente pode  e textos assim, criados por nós, são chamados de fanfics.

 Fiquei pensando nesse poder que a gente tem de mudar alguma história, nem que seja apenas na nossa cabeça. Já pensei em escrever fanfics de Jogos Vorazes e Harry Potter, nenhuma deu certo e foi aí que percebi que tenho muita preguiça de continuar algo, e também que a minha imaginação não coopera para isso. Então, no post de hoje, vou dar duas dicas importantíssimas de como escrever uma boa fanfic!

1. Fique de olho na ortografia!

Escrever corretamente é sempre muito importante, mesmo nas fanfics, que não são textos 'oficiais' e muitas vezes são feitos na brincadeira. Se tiver dúvida em relação a alguma palavra, pesquise no dicionário e escreva certo!
Também não vale colocar no meio da fanfic um "kkkk", "rsrsrsrsrs", "shaushaushas" ou afins. Isso é linguagem virtual, não deve ser usada em um texto.
 Preste atenção também nas vírgulas! Elas podem alterar completamente o significado de uma frase.

2. Seja criativo!
 Fanfics são obra da sua imaginação, aquilo que desejamos para o final de um livro, mangá, ou qualquer coisa assim. Portanto, vale usar ideias mirabolantes. Vale tudo! Mate personagens, façam com que ao invés de terem morrido eles tenham forjado sua morte, faça gatos voando ou qualquer coisa assim.

Nenhum comentário: