14 dezembro 2015

Resenha - Quem é você, Alasca?

Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.

- Mateus 11:28


Vou confessar que comecei a ler esse livro por um motivo, John Green, meu autor favorito. E claro pelas capas maravilhosas dele, e também percebi que era a única pessoa que ainda não o tinha lido, e todo mundo postava as citações em todo canto e acabei ficando curiosa.
No começo o livro me decepcionava, ele passava lento. E eu ainda nem sabia qual era o mistério (?), mas depois tudo muda, as sensações passam a ser mais fortes, e tudo acontece mais depressa. Mas vou contar que demorou mais do que o esperado, para acontecer algumas coisas. 

Lembre-se destas palavras; O primeiro amigo, a primeira garota, as últimas palavras. Estas palavras resumem o que se passa no livro, só que de primeira você não se toca disto (ou eu que sou lerda?). As palavras não definem apenas o livro, mas também, Miles, o protagonista. Um adolescente comum como qualquer outro - ou não -, um fato que o difere dos outros, ele gosta de 'decorar' as últimas palavras de pessoas importantes, como Simon Bolivar: " Como sairei deste labirinto? ". As respostas vem em breve, mas de uma maneira absurda, e que com certeza vai te fazer chorar horrores, assim como eu.

O livro conta a história de Miles, um magrelo que nunca teve amigos, e acaba de se mudar para sua nova casa/escola Culver Creek, onde cursará o ensino médio, e onde vai buscar o grande talvez. Logo encontra Chip, seu primeiro amigo, com um pouco mais de um metro e cinquenta, rabugento (por isso é chamado de Coronel haha), mas com um caráter incrível. Por meio de Chip, ele logo conhece Alasca Young, uma garota bonita, divertida, misteriosa e problemática, o tipo pelo qual qualquer garoto se apaixona. Além do trio principal, exite Lara e Takumi. Lara uma loirinha bonitinha, que acaba se apaixonando pela personalidade fofa e esquisita do Miles.

Durante a história eles vivem uma verdadeira festa. Bebem, fumam, aprontam, namoram... e até parece que o livro será somente flores, mas aí vem o John Green e te faz refletir de um jeito comovente e com muitas frases de efeitos. É um livro muito comum, mas muito especial também e é isso que John Green realmente faz, transforma uma coisa tão simples, em uma perfeita obra. 

Esse livro deve estar na estante de quem gosta de romance, drama, um pouco de mistério e para aqueles que gostam de chorar (?). Ou seja, deve estar na sua estante, na minha e na de qualquer pessoa. 

A tristeza pode vir de um amor, de uma perda, ou até de uma amizade, mas... e quando junta tudo, como fica? O livro tem sua parte feliz, como os contos de fadas, mas diferentes deles tem um fim, que irá te surpreender e te fazer chorar.


Nenhum comentário: