19 fevereiro 2015

Resenha : Um Dia









Título: Um Dia 
Autor: David Nicholls

Editora: Intrínseca  

Edição: 1

Ano: 2011
Páginas: 416

Tradução: Claudio Carina



"   15 de Julho de 1988. Emma e Dexter se conhecem na noite da festa de formatura. Amanhã eles seguirão caminhos diferentes. Mas onde estarão nesse mesmo dia um ano depois? E nos anos que se seguirem? "

ENREDO

Dexter e Emma estudaram juntos na mesma escola por anos, mas em 1988, na noite da festa das suas formaturas, que eles se aproximam um do outro. Para Emma, aquilo foi uma baita sorte já que a mesma sempre teve uma " queda " por Dexter. Para Dexter, ela não passava de uma nerd. Mas, nesse dia tudo acontece especialmente diferente, eles trocam ideias, planejam o futuro e acabam por se tornarem amigos. 

O que deveria ser apenas uma noite de distração para os dois vai mais adiante, um trato é feito entre o leitor e o autor, um trato silencioso que valerá por duas décadas, e assim conseguimos acompanhar o que acontece com os dois a cada ano, no mesmo dia do primeiro encontro deles: 15 de Julho.


Apesar da mudança de datas repentina, você não tem com o que se preocupar. O autor consegue contextualizar cada marco na vida que aconteceu na vida de cada um durante esse tempo, em poucas páginas. No começo, cada um vai para o seu lado, ou seja as partes são contadas isoladamente de ambos, aceitando assim o futuro que lhes foi dado, bem diferente doa planos que planejaram lá no primeiro encontro. Apesar da grande distância, eles conseguem manter contado, e assim aumentando uma bela relação entre os dois.

Emma, sempre teve uma queda por Dex, mas ao passar dos anos ela resolve deixar esse pensamento de lado e - tentar - aceitar que a relação deles não passa apenas de uma simples amizade. Dexter tem uma vida normal, ele nunca foi realista sempre sonhou de mais e sempre teve pensamento positivo, tudo se deve a boa condição financeira que seus pais sempre tiveram, ou seja Dexter é um mimado, que jogava futebol americano na escola e sempre estava/está rodeado de mulheres.

Ao longo desses vinte anos Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida. " 

 COMENTÁRIOS


Eu já li ele três vezes, já que devido ao enredo (mudança de anos e narradores) eu fiquei meio perdida na primeira vez, então li novamente e gostei e resolvi ler de novo. É um livro bastante singular, é uma maneira de incrível percepção ao longo dos anos o quanto eles cresceram, e acompanhar isso foi bastante diferente. Além de ter o enredo perfeito, tenho vários pontos favoritos no livro, entre eles: Amor entre a possível nerd e o garanhão da escola; narrador em 3ª pessoa; referências a grandes astros da literatura; lugares incríveis; personagens tão diferentes e com tanto em comum, e além de tudo porque o livro foi escrito por um dos meus autores favoritos.

Esse é o terceiro livro do autor, todos publicados pela Intrínseca, e é um livro que traz relação ao amor e o ódio, já que antes do primeiro encontro dos dois talvez eles se odiassem, ou fingiam isso, já que ele era o tipo de garanhão da escola e ela a nerd, e então vemos o tal clichê nessa história.

Já foi lançado o filme desse livro, mas eu ainda não tive a chance de vê-lo, mas ouvi comentário que é bem fiel ao livro. Então se você ainda tem alguma dúvida se deve ou não ler o livro, veja o filme!

" Você é linda, sua velha rabugenta, e se eu pudesse te dar só um presente para o resto da sua vida seria este. Confiança. Seria o presente da confiança. Ou isso ou uma vela perfumada. "

Nota Para o Livro :
BOM / RECOMENDO


DEIXE SEU COMENTÁRIO, COM SUA OPINIÃO SOBRE O POST E SEU LINK (SE POSSUIR), PARA QUE EU POSSA RETRIBUIR A VISITA. COMENTÁRIOS COM: "SEGUE / SIGO DE VOLTA'', SERÃO IGNORADOS.

OBRIGADA, E UMA BOA LEITURA!

19 comentários:

  1. aceita troca de seguidores ? ( se sim lá no meu blog tem um chat para facilitar a comunicação) http://nadaheroina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DEIXE SEU COMENTÁRIO, COM SUA OPINIÃO SOBRE O POST E SEU LINK (SE POSSUIR), PARA QUE EU POSSA RETRIBUIR A VISITA. COMENTÁRIOS COM: "SEGUE / SIGO DE VOLTA'', SERÃO IGNORADOS.
      Obrigada!

      Excluir
  2. Amei a resenha e parece ser bem interesse :)
    Beijos

    www.todaonca.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! E o livro é muito bom :')
      Obrigada pela visita ♥
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Bruna,
    Então eu tenho curiosidade de ler esse livro faz tempo, mas ainda não tive oportunidade.
    Acho a história muito interessante e acho que ele me ganharia sem dúvidas.
    Adorei a tua resenha, beijos
    ♫ Conversas de Alcova ♫

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kris,
      A história é encantadora, e com certeza você irá amar rs'
      Que bom que gostou, beijos!

      Excluir
  4. Eu realmente gostei muito deste filme!!
    Muito especial a história, as interpretações, as paisagens...tudo muito lindo! Por conta disso, sempre tive muita vontade de ler o livro. Li alguns comentários afirmando que o filme não foge da história do livro, fiquei animada, porque às vezes deixam tantos detalhes de lado quando fazem um filme, que decepciona....Adorei a resenha, e enquanto você já leu três vezes o livro eu ainda não li nenhuma...tempo...
    ClickFB
    Alê | Diva Todo Dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alê,
      Eu ainda nem vi o filme, mas muitas pessoas dizem que é exatamente igual por causa que o "coordenado" do filme é o próprio David, então acho que muda só alguns detalhes!
      Que bom que gostou, já li três vezes por causa das férias, que são uma benção kkk
      Beijos!

      Excluir
  5. Já faz algum tempo que eu venho namorando esse livro kkk
    Sempre amei a capa (imagem do filme) e o título. A sinopse também me chamava a atenção, e nem sei porque não tenho ainda kkk
    Adorei sua resenha!
    Abraços

    www.dezenoveprimaveras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de comprar, nem sabia que livro era, comprei por impulso mesmo já que eu queria não tinha lá, fiquei super decepcionada e nem queria lê-lo, mas certo dia resolvi ler e nossa a surpresa foi enorme, muito bom!
      Que bom que gostou.
      Beijos!

      Excluir
  6. Eu já assistir o filme
    mais ainda não li o livro,
    eu também quando me perco
    volto ao começo
    parece muito bom

    Lindo Sábado
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero muito ver o filme, só falta tempo rs'. Sempre que me perco tenho que voltar ao inicio porque se não fico toda confusa e acabo por não entender nada!
      Que bom que gostou!
      Volte Sempre, beijos.

      Excluir
  7. Nossa já fiquei super curiosa pra ler o livro. Gosto dessas histórias onde o autor prende a atenção do leitor e a gente sempre quer desvendar o que acontece com os personagens.
    Bjks
    www.maevaidosa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, e acho tão lega quando consigo " despertar " essa curiosidade nas pessoas, fico tão feliz em saber disso. *-*
      Obrigada, volte sempre.
      Beijos!

      Excluir
  8. Oi Bruna! Por incrível que pareça, ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas vi o filme e fiquei apaixonada pela história... e fiquei muito triste com o desfecho dela. Fiz a resenha do filme no meu blog e ainda não tive tempo de ler o livro. Sempre fica a dúvida de quanto a adaptação do livro para o cinema é fiel, mas ao contrário de você que leu e não viu o filme, acho que fica a certeza que ambos merecem nossa atenção. Adorei a resenha! Bjs!

    Click FB

    http://liza-pink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O desfecho partiu o meu coração </3 Ainda nem me recuperei emocionalmente dele :'). No meu caso é ao contrário, mas em breve vou ver esse filme rs'. Acho que ambos são - quase - iguais já que o próprio autor foi o " diretor " do filme.
      Que bom que gostou, volte sempre.
      Beijos!

      Excluir
  9. Olá querida, gostei muito da resenha, o livro me parece ser muito bom. Eu também já ouvi dizerem que o livro é otimo, mas ainda não tive a oprtunidade de assistir, Bom vou ver se acho o livro para comprar beijos

    #ClickFB
    www.minhacasa-meuestilo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é ótimo! E eu super recomendo. Eu também ainda nem tive a chance de ver esse tal filme, mas em breve verei, com certeza!
      Que bom que gostou, volte sempre.
      Beijos!

      Excluir