31 março 2015

Resenha - Extraordinário (PRONTO)






Titulo: Extraordinário 
Autor: R.J. Palacio 

Editora: Intrínseca 
Edição: 1ª 

Ano: 2013 
Páginas: 312






“Mesmo sem erguer os olhos, eu sabia que estava sendo observado. Sabia que as pessoas estavam cutucando umas às outras, espiando pelo canto do olho. Pensei que já estivesse acostumado com esse tipo de coisa, mas talvez não.”

SINOPSE

"Primeiro lugar da lista de best-sellers do The New York Times, eleito um dos melhores títulos YA de 2012 nos Estados Unidos, o premiado livro de estreia da americana R. J. Palacio traz à tona a luta contra o preconceito ao contar a história de um menino de 10 anos que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Narrado da perspectiva de August e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade – um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo."

Como era de se esperar, Bruna está aqui mais uma vez para falar de mais um dos queridinhos. E dessa vez, o alvo foi Extraordinário. Ler A Culpa é das Estrelas e perceber que eu não concordava com a maioria das pessoas, que diziam que o livro era ' excelente ', foi meio triste, mas mesmo assim me emocionei com o livro/ filme. 


“Deveríamos ser lembrados pelas coisas que fazemos. Elas importam mais do que tudo. Mais do que aquilo que dizemos ou do que nossa aparência. As coisas que fazemos sobrevivem a nós. São como monumentos que as pessoas erguem em honra de heróis depois que eles morrem (...) Só que, em vez de pedra, são feitas das lembranças que as pessoas têm de você. Por isso nossos feitos são nossos monumentos. Construídos com memórias em vez de pedra.”


ENREDO

O livro conta a história de um menino, ' normal ' que contém apenas algumas 'deformações' na face, e vai pela primeira vez a uma escola, lá ele encontra várias dificuldades, entre elas as crianças. Ele sabia que não era normal, e quando chegasse a escola a primeira coisa que notariam era seu rosto, ele até faz alguns amigos, entre eles Julian (ou não), Charlotte, Jack Will e Summer, todos ou quase todos tratam August da melhor maneira possível, até que certo dia, algo ruim acontece e August acaba sabendo das brincadeiras que são feitas à suas costas. 
Tudo se passa sutilmente e você nem se dá conta do tempo a sua volta, o livro é bem divertido e filosófico. A história se inicia ao ponto de vista do pequeno August, mas muda durante a história, a parte mais emocionante do livro pra mim, é quando a irmã dele a Via começa a narrar, eu me emocionei bastante, e até na parte do próprio August, o jeito como ele lida com ele próprio é ainda mais surpreendente, muitas crianças não aguentariam nem metade do que se passa com ele durante e antes da história. 

“Não, não é tudo um acaso. Se fosse, o universo nos abandonaria à própria sorte. E o universo não faz isso. Ele cuida das suas criações mais frágeis de formas que não vemos. […] Talvez seja uma loteria, mas o universo deixa tudo certo no final. O universo cuida de todos os seus pássaros.”

OPINIÃO

Hoje eu não vim para julgar as outras pessoas que diziam que o livro é espetacular, porque eu sou uma dessas pessoas. Nunca havia lido um livro que tratasse desse assunto ou até mesmo um parecido, e esse livro veio para calar a boca da sociedade.
Um belo livro sobre bullying. Um GRANDE tapa na cara da sociedade. Se depois desse pequeno desabafo você ainda está se perguntando se eu realmente gostei do livro ou se eu recomendaria, pode ter certeza que sim, um livro que eu daria de presente para qualquer pessoa, porque eu sei, ou eu acho que é maravilhoso. 

NOTA PARA O LIVRO :
BOM? NÃO, EXTRAORDINÁRIO!


Nenhum comentário: