08 dezembro 2016

RESENHA: A Última Carta de Amor


Ter alguém que nos deseje, que nos veja como uma versão melhorada de nós mesmo é o presente mais incrível.
Logo eu que não sou muito fã de romance me peguei lendo Jojo Moyes, tudo começou com Como eu era antes de você e fiquei tão apaixonada por esse livro que resolvi adquirir outros trabalhos da autora. Vamos a resenha?

Autora - Jojo Moyes
Editora - Intrínseca
Ano - 2012
Páginas - 384

 Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. Novamente em casa, com o marido, ela tenta sem sucesso recuperar a memória de sua antiga vida. Por mais que todos à sua volta pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer sente que alguma coisa está faltando. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por “B”, e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com seu amante.
Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalha. Obcecada pela ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido — em parte por estar ela mesma envolvida com um homem casado —, Ellie começa a procurar por “B”, e nem desconfia que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas de seu próprio relacionamento.
Com personagens realísticos complexos e uma trama bem-elaborada, A última carta de amor entrelaça as histórias de paixão, adultério e perda de Ellie e Jennifer. Um livro comovente e irremediavelmente romântico.



A última carta de amor é um livro bem escrito, há linguagem usada por Jojo é incrível, cheio de detalhes da época (lugares, comida, autores e músicas), a gente se sente realmente dentro da história. Além da linguagem podemos dizer que uma das marcas da Jojo é a junção de duas histórias em um mesmo livro, é o primeiro livro que leio dela nesse estilo e confesso que no começo foi bem confuso para mim, nada que atrapalhe a leitura, logo me adaptei.


Eu bem que queria poder ser a pessoa que a salva, mas isso simplesmente não vai acontecer… Não vou ligar pra você depois que receber essa carta, porque isso poderia perturbá-la, e ouvir você chorar não será uma imagem justa sua, porque eu nunca a vi chorar em um ano e meio, e eu nunca tive uma namorada assim antes.— Homem para Mulher, por carta 


O livro conta a história de Jennifer Stirling, uma mulher de 27 anos que sofreu um acidente de carro e perdeu parte de sua memória. Jennifer é muito bem casada, rica e com um ciclo social estruturado, uma verdadeira dama do anos 60. Mas após o acidente, com a mesma tentando se readaptar a vida, as coisas começam a mudar com descoberta de cartas de amor endereçadas a ela.
A história nos tempos atuais de Ellie Haworth, uma jovem jornalista que está se envolvendo com um homem casado há quase um ano. Nessa parte vemos como sua vida amorosa afeta bruscamente, de certa forma, suas amizades e seu trabalho. Após receber um trabalho de sua chefe, Ellie descobre algumas cartas de amor nos antigos arquivos do Jornal Nation, então Ellie se vê envolta com o relacionamento de "Jenny" e "B" tentando incansavelmente saber o que ocorreu com esse casal.

Que mal havia? Ele estava com 30 anos e não conseguia se lembrar da última vez que rira tanto. Por que não poderia desfrutar, por um breve momento, do tipo de alegria que os outros achavam natural? Era tudo tão distante da sua vida habitual que parecia irreal.

As personagens principais são muito diferentes, as duas são maravilhosas, mas as vezes eu sentia a tremenda vontade de entrar no livro só para dizer a Ellie: "Miga, por favor, vamos parar de ser burra". Já a Jenny ganhou todo o meu coração com sua força, garra e determinação.



Jojo conseguiu passar a mensagem com esse tema tão polêmico, foi abordado de forma indescritível, se atualmente ainda não podemos falar nisso sem causar repúdio das pessoas imaginem antigamente. Não to falando que acho certo ter um caso fora do casamento, mas as vezes o amor vence, podemos olhar essa situação "inaceitável" com outros olhos.
Esse livro me proporcionou diversos sentimentos e pensamentos, o considero perfeito!

NOTA:
★★★★★

7 comentários:

  1. Li esse livro e me apaixonei... Que história bem bolada e cheia de tramas né? Aliás acho que já li todos da Jojo e não tem um que não tenha gostado! Beijinhos... Au Revoir!

    ResponderExcluir
  2. A última carta de amor é dito ser um livro muito procurado,
    O autor tem sido capaz de harmonizar os tempos de uma forma muito inteligente, eu amei a resenha, eu não li esse livro ainda, mas estou muito curiosa para ler. beijo.
    www.ficarbem.com

    ResponderExcluir
  3. VQue legal, me pareceu uma leiturá bem interessante. Não conhecia esse livro. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Você sabe que eu só associei o nome ao livro depois que vi a capa, eu também não sou chegada nesse estilo de romance mas estou doida para ler o livro rsrs e exatamente por causa da autora rs

    ResponderExcluir
  5. Estou doida pra ler !!!!
    www.vitoriafaustino.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu já amo romances, esse ai nunca li e já fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  7. Olá !!! Já li esse livro e resenhei, achei fantástico !!!
    Amei sua resenha !!! Com certeza, recomendo também !!!
    super bjooo

    http://blogaventuraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir