16 maio 2015

[Resenha]: O Lado Bom da Vida

💜 Título original: The Silver Linings Playbook
💜 Autor : Matthew Quick

💜 Editora: Intrínseca
💜 Páginas: 256

💜 Ano: 2013

Sinopse:
Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele "lugar ruim", Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados".
Tentando recompor o quebra-cabeça de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com o pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. 


O Lado Bom da Vida, é uma trama narrada por Pat Peoples, um homem que possue alguns problemas, e isso o leva a passar m bom tempo no "lugar ruim", por motivos que ele não se lembra, e os quais ninguém fala, mesmo depois de ir embora do lugar ruim e ser levado novamente para casa a fim de procurar melhora.
Sua mãe com todo esforço, consegue montar uma mini academia para que Pat possa malhar, já que ele é um viciado em exercícios, para melhorar sua boa forma e re-conquistar Nikki, com que está passando o "tempo separados", desde que foi levado ao lugar ruim.
Além de tentar melhorar sua boa forma para agradar Nikki, ele passa a ler todos os livros que Nikki costumava indicar para seus alunos, e treina ser gentil ao invés de ter razão, para que com isso Nikki veja que realmente ele mudou, e que quer ser um homem melhor do que costumava ser.


Com o passar da narrativa, vamos percebendo que Pat está em um estado psíquico duvidoso e confuso, onde ele repete muito os fatos e como se sente em relação a eles, como por exemplo suas corridas no bairro. Os jogos do seu time favorito, que é a ponte de ligação entre a relação entre ele e seu pai. A raiva que sente por Kenny G, e a contagem de olhos fechados até dez que faz sussurando sempre que ouve algumas notas do Kenny.
Pat ainda conta com a ajuda de seu irmão, Jake, seu amigo Ronny, seu novo terapeuta Cliff e sua nova amiga Tiffany (cunhada de Ronny), que apesar das profundas crises de depressão e agresividade desde a morte do seu marido, se torna a única pessoa que realmente entende Pat, apesar de estranho e distorcida.



A trama foge do esperado, supreendendo todos, pois é cheia de desfechos inesperados e tenta mostrar as coisas boas nas coisas ruins que a vida nos dá, assim aproveitando o lado bom da vida. É uma leitura leve e descontraída, é fácil de ser lida em qualquer lugar a qualquer momento, apesar de o narrador repetir algumas cenas, que não passa da contrução da trama.
E ainda temos a versão em filme do livro, no que vi no trailer também é muito diferente rs, eu ainda não vi, mas logo logo vou ver, espero que tenham gostado.

Beijos 😘

Um comentário: